Atrações da Cidade:

Pedra Grande

Área rochosa 18 km2, tombada pela Condephaat em 1983. Sua formação data em 600 milhões de anos. Com 1450m de altitude e uma superfícies de aproximadamente 200.000m², é o ponto mais alto do município, ideal para a prática de vôo livre, paraglider, rappel e escada em monstanha.

Pontos Turísticos da Cidade:

Pedra Grande: O cartão-postal de Atibaia, com 1.450 metros de altitude, não merece ser contemplado apenas de longe. Caminhadas e escaladas levam ao topo da montanha, descortinando uma bonita vista de toda a região. De lá, partem Asas-Delta, Parapentes e Paragliders que colorem o céu da cidade nos finais de semana. Agências locais oferecem vôos duplos para quem nunca saltou. Teleférico Atibaia: Este passeio tem início no Lago do Major. Funciona apenas de quarta à domingo. Parque Edmundo Zanoni: O parque ocupa uma área de 40 mil metros quadrados tomada por gramados, Playground, Lago com Pedalinhos, Viveiro de Plantas e de Pássaros. O espaço abriga ainda o Museu de História Natural, com mais de mil animais empalhados; e o Salão do Artesão, com venda de produtos artesanais. O parque é o cenário do maior evento da cidade – a Festa das Flores e do Morango. Casarão Júlia Ferraz: Este espaço reúne cultura e boas compras. Tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, o Casarão erguido em 1776 guarda móveis e documentos de época. Funciona também como espaço para exposição e venda de artesanato, flores e doces caseiros. Endereço: Praça Claudino Alves, s/n Museu Histórico Municipal: Na frente do Museu tem uma Estátua João Batista. Construído em 1836, foi sede da Casa de Câmara e Cadeia. No acervo estão armas, objetos do Império e da República, peças folclóricas e de arte sacra. Reserva Ecologica do Vuna: Os 30 km de Trilhas demarcadas passam por Lajes de Pedra, Lagos, Grutas, Riachos e Cascatas, em percursos que podem ser feitos a pé ou de bicicleta e, quase sempre, sem guia. Represa da Usina: Esportes Náuticos agitam a Represa da Usina. Área de preservação ambiental, a represa é indicada para passeios de barco e prática de esportes náuticos, como Jet-Ski. Nas margens, há restaurantes de comidas típicas, Playground e Museu da Usina.

Atividades de Lazer:

Observação de Pássaros, Ecoturismo, Passeio a Cavalo, Remo, Estradas panorâmicas, Paisagens pitorescas e Local de caminhada; Atividades de Esporte e Aventura: Ciclismo, Trilhas, Jet-Ski, Mountain Bike, Alpinismo, Montanhismo, Parapente, uso de Teleférico e de Esqui - opcional; Atrações: Arboreto, Paisagem Outonal, Jardim Botânico, Cavernas, Igrejas, Cinemas, Museus, Parque Infantil, Lago, Centro Recreativo, Restaurantes, Ruínas, Parques temáticos, Parques Aquáticos, Cachoeiras; Serviços e Negócios Locais: Bancos, Caixas Eletrônicos, Academia de Ginástica, Supermercado, Hospitais, Rica Gastronomia na Lucas Nogueira Garcez...
Parque Edmundo Zanoni

Em sua área de 38.700 m², abriga o salão do artesão, o Museu de História Natural (mais de mil espécies), playground, kart, jardim japonês, viveiro de pássaros e um pavilhão de exposições. Tudo isso em meio a uma extensa área verde de grande beleza natural, contemplando bosques, lago com pedalinhos, patos e gansos.

Com equipamento de última geração, proporciona um agradável convívio com a natureza, com muita segurança e tranquilidade, sendo uma boa opção de lazer para os turistas, bem como para os habitantes de Atibaia.

Teleférico Atibaia:

Inaugurado em 2008 num dos pontos mais aconchegantes e belos do município, o Teleférico de Atibaia, liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550 m, passando por sobre o lago, sobre o balneário, sobre um lindo espelho d’água, próximo ao Centro de Convenções e, ainda, com uma bela vista da paisagem local e do Morro da Pedra Grande.